
PLANO INTEGRADO LOCAL
Aerofotogrametria
Projeto: 51012
Projeto Nossa Itinga
Saiba Mais
Plano Integrado Local - Itinga & Bracuhy
Para cumprimir a primeira etapa do PLANO INTEGRADO LOCAL – ITINGA & BRACUÍ, ANGRA DOS REIS, RJ – a Holística do Brasil – Engenharia & Serviços Ambientais atuou fornecendo informações precisas e georreferenciadas da poligonal de trabalho. Foi realizado o levantamento de dados cartográficos iniciais, que consistiu no levantamento aéreo-fotográfico do bairro Itinga e geração do Mapa Base vetorizado e seus derivados.
O objetivo deste levantamento inicial é fornecer dados precisos e claros, que darão prosseguimento ao Plano Integrado Local em sua totalidade, viabilizando o sistema de mobilidade, os critérios de uso e ocupação do solo, os procedimentos de regularização fundiária e urbanística, e os equipamentos coletivos e etc. Ainda, melhorar as decisões estratégicas do Plano Integrado através de mapas digitais inteligentes.

Localização Geográfica:
Latitude: 22°12'57'' S - UTM N: 7459686,00m
Longitude: 43°38'45'' O - UTM E: 571879,00m
Elevação: 8 m - Fuso: 23 / Zona: S
Datum: SIRGAS 2000 - MC: 45° WGr
Dados Gerais: Contratante
Nome Empresarial: Condomínios Fechados de Bracuhy LTDA
Nome Fantasia: Porto Bracuhy
CNPJ: 04.196.968/0001-96
Atividade Principal: Incorporação de Empreendimentos Imobiliários
Localização: Angra dos Reis – R.J
O Plano Integrado Local:
O Plano Integrado Local constitui um instrumento de planejamento que tem como principal objetivo traçar estratégias de atuação e gestão do território a partir da integração das políticas setoriais e com ênfase no processo de participação social, de forma a garantir o desenvolvimento urbano, cultural, ambiental e econômico local, tendo como marcos regulatórios o Estatuto da Cidade, a Lei Orgânica Municipal e o Plano Diretor (e suas leis complementares), que juntos instituem a política urbana do município de Angra dos Reis.
O resultado do plano é constituído por definições claras quanto ao sistema de mobilidade, aos critérios de uso e ocupação do solo, aos procedimentos de regularização fundiária e urbanística, aos equipamentos coletivos a implantar etc. Este Plano de Trabalho detalha as metas, etapas, descrições e recursos materiais e humanos necessários para a elaboração do Plano Integrado Local da região que compreende a Itinga e parte do Bracuhy.
O que desejamos, com este trabalho, é possibilitar um Acordo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, a Associação de Moradores da Itinga e Condomínios Fechados de Bracuí LTDA, onde cada uma das partes terá acordado sua participação e apoio.ara comprimir a primeira etapa do PLANO INTEGRADO LOCAL – ITINGA & BRACUÍ, ANGRA DOS REIS, RJ – a Holística do Brasil – Engenharia & Serviços Ambientais atuou fornecendo informações precisas e georreferenciadas da poligonal de trabalho. Foi realizado o levantamento de dados cartográficos iniciais, que consistiu no levantamento aéreo-fotográfico do bairro Itinga e geração do Mapa Base vetorizado e seus derivados.
O objetivo deste levantamento inicial é fornecer dados precisos e claros, que darão prosseguimento ao Plano Integrado Local em sua totalidade, viabilizando o sistema de mobilidade, os critérios de uso e ocupação do solo, os procedimentos de regularização fundiária e urbanística, e os equipamentos coletivos e etc. Ainda, melhorar as decisões estratégicas do Plano Integrado através de mapas digitais inteligentes.


Atuação da Holística do Brasil
A proposta:
Para comprimir a primeira etapa do PLANO INTEGRADO LOCAL – ITINGA E BRACUÍ, ANGRA DOS REIS, RJ – a Holística do Brasil oferece como solução para a Construção do Mapa Base a realização de um sobrevoo com levantamento fotográfico da região e entorno; ainda o mapeamento aéreo e a geração de imagens georreferenciadas e modelos tridimensionais do terreno onde são extraídos dados qualitativos e quantitativos para uma gestão espacial.
Nosso objetivo é melhorar as decisões estratégicas do seu negócio através de mapas digitais inteligentes.
Legislação:
ART. 225 – Constituição Federal do Brasil:
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Código Florestal Brasiliero - Lei 12.651:
Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, tendo revogado o Código Florestal Brasileiro de 1965.

ANAC - RPAs: Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada
Regulamento Brasileiro da Aviação Civil n° 21 Instrução Suplementar 21-002 AIC-N 21/10.
Uma Aeronave Remotamente Pilotada – RPA é um tipo de VANT onde existe um piloto remoto responsável pela operação segura da aeronave.


A Itinga & O Plano

A Itinga foi escolhida para receber um plano de ocupação integrado depois de feito um diagnóstico, que mostrou a viabilidade da implantação devido às questões hídricas, que são favoráveis, e de localização do bairro, que está numa área que não apresenta riscos de alagamento ou desmoronamento.
A Itinga é considerada área estratégica para iniciar o plano de ocupação integrada e fazer dele um plano piloto que poderá nortear ações por todo o município no futuro. Outro ponto positivo é à disposição dos Condomínios Fechados de Bracuhy, vizinhos da Itinga, em contribuir efetivamente para que o plano saia do papel – explicou a secretária de meio ambiente.
Fonte: facebook.com/PrefeituradeAngra
O Levantamento:
O levantamento consistiu na realização de um sobrevoo com levantamento fotográfico da região e entorno.
Ainda foi realizado o mapeamento aéreo e a geração de imagens georreferenciadas e modelos tridimensionais do terreno onde são extraídos dados qualitativos e quantitativos para uma gestão espacial e criação do Mapa Base em DWG.

Aerofotogrametria: 51012
Levantamento em Campo:
-
GPS Garmin Etrex - Marcação dos Pontos Georreferenciamento;
-
Geração de curva de nível, declividade e elevação.
Foram realizados um total de 3 voos para levantamento das fotografias georreferenciadas. Ainda em campo, estas imagens sofreram o primeiro processamento para verificar se existe alguma necessidade de novo sobrevoo a fim de garantir a qualidade das imagens geradas.
Executado o levantamento aéreo de forma satisfatória, todo o material colhido foidirecionado ao processamento do mapa (mosaico) georreferenciado.
O mapa (mosaico) foi dividido em duas partes.
Se fez necessária esta divisão para que o cliente tivesse a habilidade de abrir e analisar a imagem em qualquer computador de porte médio.
Levantamento Aéreo:
-
17/12/2015;
-
23/12/2015;
-
26/12/2015

A Aerofotogrametria

Aerofotogrametria é a cobertura fotográfica executada para fins de mapeamento.
Para realizar o levantamento no Itinga, foi utilizado um veículo aéreo não tripulado – VANT profissional equipado com uma câmera fotográfica métrica de alta resolução e precisão que percorreu o território fotografando-o verticalmente, seguindo alguns preceitos técnicos como: ângulo máximo de cambagem, sobreposição frontal entre as fotos, sobreposição lateral, entre outros.

Com base na cobertura aero-fotográfica, foi possível realizar os trabalhos de restituição planialtimétrica da área do Itinga, atribuindo a cada coordenada de sua posição geográfica e altitude referente a mesma.
Ainda foi realizado a aerotriangulação, que consistiu no processo de densificação de pontos de controle utilizados para correlação entre as imagens aéreas e o sistema de coordenadas do mapeamento, partindo de poucos pontos de coordenadas conhecidas nos dois sistemas (foto e terreno).
O objetivo da aerotriangulação foi orientar as imagens captadas de modo que qualquer ponto pesquisado nestas possua uma coordenada relacionada a um sistema previamente definido.

Rota percorrida pelo drone para levantamento das imagens
É uma etapa imprescindível para a execução das atividades de restituição fotogramétrica.
Prezando pela exímia qualidade no trabalho de marcação vetorial, foi imprescindível captar de forma precisa as edificações, muro, cerca, cerca-viva, curso d'água, drenagem superficial, rua, caminho, meio-fio, postes, bueiro, arborização urbana, mata, macega, mangue, praia, orla.
O Mosaico de Imagens :
![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Para compor o mosaico de fotos foi preciso utilizar softwares de renderização de imagens georrefenciadas, baseado na escala e altura de voo.
A imagem retificada - ortofoto, ou seja, imagem aérea geocodificada sem as deformações devido as inclinações da foto e devido ao relevo do terreno, foi gerada através do mosaico já montado.
O mosaico das imagens é em si o produto fim, onde as imagens são comprimidas e montadas para em apenas um (1) arquivo ter o bairro em sua visão total.
Geoprocessamento & Referenciamento:
Conjunto de tecnologias voltadas a coleta e tratamento de informações espaciais para um objetivo específico.
No levantamento realizado no Itinga, a Holística do Brasil utilizou um veículo aéreo não tripulado – VANT, com apoio de solo, sendo coletados pontos geodésicos no GPS

O geoprocessamento foi realizado nos dados referenciados no Itinga, desde a sua coleta até a geração de mapas, relatórios, arquivos digitais, etc; com o objetivo de prover recursos para sua estocagem, gerenciamento, manipulação e análise.
Para coletar dados de nível cartográfico referenciado no Itinga, foi utilizado um GPS Geodésico Garmin Etrex, tendo como base o nível do mar.
A construção & produção do Mapa Base:
Para a geração do mapa base foi utilizado a vetorização da imagem gerada do mosaico.
A extração das informações cartográficas para formas de pontos, linhas e polígonos a partir do mapa ocorreu de forma manual em um processo denominado de vetorização de dados e restituição digital. Essa vetorização sai em formato .DWG, sendo possível exportar para outros formatos.
No momento da geração do mapa base é utilizado determinado plugin para que o sistema de coordenas (no caso SIRGAS 2000) seja implementado. Assim, o mapa foi gerado com as coordenadas pré-estabelecidas.

Para compor o mapa base foi preciso de 70 horas de desenho técnico em CAD, sendo utilizado como referencial e privilégio as imagens georreferenciadas fornecidas pelo levantamento aéreo.
Para a finalização, foi gerado layout de impressão em formato A0 na escala de 1:3500.Foram gerados dois arquivos do mapa base, um deles na escala 1:250, e outro na escala 1:500.
No arquivo da escala 1:500 foi gerado o layout de impressão, entretanto, no arquivo de 1:250 não foi possível a geração do layout, devido ao fato de que a escala é muito grande para ser contida nas dimensões geradas pelo software, visto se tratar de um bairro.Ainda, para alcançar maior precisão foram utilizadas informações coletadas em solo através de GPS.
Problemas Ambientais Encontrado:
A APA Tamoios, criada pelo Decreto Estadual nº 9.452, de 5 de dezembro de 1982, em parte do município de Angra dos Reis. A parte continental abrangida estende-se desde a foz do rio Mambucaba, limite com o município de Paraty, até o limite com o município de Mangaratiba, numa faixa linear de 40 km sobre terrenos de marinha.
A parte insular constitui-se de todas as terras emersas da Ilha Grande e de todas as demais ilhas que integram o município de Angra dos Reis, nas baías da Ilha Grande, da Ribeira e da Jacuecanga. Sua área é de aproximadamente 20.636 mil hectares.
De acordo com o zoneamento de 2013 da APA Tamoios, uma parte do bairro Itinga, principalmente a parte próxima da praia, fica dentro dos limites impostos pelo zoneamento, nas áreas 106, 107 e 108, conforme a figura a baixo.

A Área de Proteção Ambiental (APA) de acordo com a lei nº 9.985 de 2000, no artigo 14 é considerada uma unidade de conservação de uso sustentável, permitindo com um certo grau a ocupação humana. A APA tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
Outra área dentro do bairro da Itinga considerada de preservação ambiental, são os biomas da restinga e do manguezal, que por lei constitui APP – Área de Preservação Permanente.
As observações pertinentes, principalmente nestas áreas chaves em relação a preservação ambiental do bairro, através das imagens do sobrevoo do drone, foi conclusivo em determinar as pressões antrópicas nessas áreas.
Na área dentro da APA foi constatado vários locais de desmatamento recente, onde o principal motivo desse desmatamento é visivelmente, a formação de loteamentos.


Pressão na Mata:
Próximo a área de mangue, o aterramento e o resíduo sólido são os principais problemas ambientais.
Outra questão fundamental na problemática ambiental da Itinga, refere-se ao saneamento básico. De acordo com a lei 11.445 de 2007 no seu artigo 3°, considera-se saneamento básico como sendo um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações destinados ao: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas superficiais.
Observa-se através das fotografias os encanamentos de esgoto das residências sendo direcionados para os corpos hídricos que cortam o bairro.
E mesmo pelas fotografias, percebe-se a degradação ambiental nos corpos hídricos, referente a um princípio de eutrofização; também na praia da Itinga percebe-se perfeitamente como a turbidez da água do mar é claramente interferida pelo constante fluxo de esgoto em suas águas.
Relações com Moradores & Locais:
Através do trabalho em campo, observou-se a curiosidade das pessoas que passavam próximas aos profissionais envolvidos na coleta das imagens. Percebeu-se a vontade da população residente no bairro Itinga em querer contribuir com a empresa através de informações importantes referentes à problemas comuns a todos no bairro.


No restaurante da Itinga, onde os profissionais do projeto almoçaram, dois senhores vieram conversar e perguntar sobre o porquê desse projeto e qual era o papel da empresa no projeto.
Após a apresentação e explicações cortês e formais, eles relataram um pouco da história do bairro e as problemáticas referentes, principalmente a poluição e a falta de água que é algo recorrente no bairro.
Em uma sorveteria, outro morador veio até os profissionais da empresa para dar o seu depoimento, em um desabafo sobre a poluição existente na praia da Itinga, e sobre a falta de coleta de resíduos sólidos no bairro.
Metodologia:
Para cumprir a primeira etapa do Plano Integrado Local – Itinga & Bracuhy, que consiste no levantamento aéreo fotográfico e a criação do Mapa Base, a Holística do Brasil utilizou-se de uma lógica de trabalho que favorecesse e contemplasse a facilidade de prosseguimento e edificação de todo o Plano.
Utilizado uma equipe multidisciplinar e a tecnologia VANT foi possível coletar, aplicar e gerenciar informações de forma rápida e precisa, otimizando o tempo e custo deste projeto.
Consideramos os seguintes pontos na consecução deste projeto
1. Estudo preliminar realizado no local, que consistiu nas seguintes atividades:
-
Levantamento do local a ser mapeado;
-
Avaliação das possibilidades do sobrevoo e mapeamento;
-
Avaliação de localização de pontos elétricos para a carga das baterias do aparelho;
-
Avaliação de local para pouso e decolagem.
-
Avaliação dos pontos bases para georreferenciamento.
2. Equipamento:
-
O equipamento utilizado foi Aparelho Remotamente Controlado movido à bateria e com motor propelido a hélices que foi projetado para realização de mapeamentos aéreos possuindo controle de voo e rota computadorizados garantindo segurança e precisão.
O drone foi equipado com uma placa processadora automatizada utilizando tecnologia GPS para garantir a precisão e qualidades das informações levantadas.
-
Câmera de 24 Megapixels RGB;
-
Softwares para processamento das imagens, renderização e produção digital do projeto;
-
GPS Geodésico Garmin.
-
A atividade contará com um mínimo dois operadores em todo o processo do mapeamento.
-
Ainda, contará com a supervisão de um Engenheiro Ambiental.
3. Tecnologia:
Para o cumprimento dos trabalhos foram utilizados alguns softwares específicos para o serviço de aerofotogrametria. Esses softwares tem uma tecnologia própria para a composição do mapa base e do mosaico das imagens.


Conclusão:
A Holística do Brasil utilizou do seu know-how técnico e prático para a coleta das informações do bairro Itinga.
A tecnologia com drones é utilizada em projetos e pesquisas de maneira ímpar e inovadora, visto que, pelo fato de poder observar o terreno, a área de estudo, cria-se uma perspectiva completamente nova para os padrões de projetos até então praticados em nível Brasil.
A utilização de drones para o urbanismo, arquitetura e para a gestão ambiental, vêm contribuir e somar forças nessas áreas. A inovação referente a esses serviços é clara e muito significativa, auxiliando a todos os envolvidos no projeto.
A Holística do Brasil sabe do seu papel social em contribuir com a população envolvida em seus projetos. Dessa maneira, a visão dos projetos da empresa é contribuir para uma melhor qualidade de vida dos envolvidos em projetos de inovação e que envolve um grande número de pessoas, tal como foi o projeto integrado da Itinga.
