As cinco cidades exemplo de sustentabilidade
As cidades sustentáveis são as que aderem uma sucessão de hábitos eficazes voltados para o aumento da qualidade de vida, o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Usualmente são cidades bem planejadas e principalmenteadministradas. Hoje, existem algumas cidades no Brasil e no mundo que já abraçam práticas sustentáveis em diversas áreas.
Abaixo seguem as cinco cidades exemplos de sustentabilidade:
1. Reykjavík (Islândia)
A cidade capital da Islândia é destacada como a cidade mais sustentável do mundo. A energiaé produzida por hidrelétricas e usinas geotermais. O sistema de transporte coletivo opera com ônibus “verdes” que utilizam hidrogênio como combustível. E o ar por lá é considerado tão puro que atrai turistas de diversas partes interessados em conhecer o sistema de sustentabilidade da cidade.
2. Portland (Estados Unidos)
O modelo das cidades estadunidenses geralmente traz avenidas largas, com amplo espaço para os carros. Portland, porém, investe em alternativas mais sustentáveis, como ciclovias e ferrovias. A cidade também se comprometeu a reduzir a emissão de gases poluentes e passou a utilizar apenas materiais sustentáveis em suas construções. É lá também que está o Tom McCall Waterfront Park, construído em uma rodovia fechada, que se tornou ponto focal de renovação do centro da cidade.
3. Curitiba (Brasil)
A representante nacional é conhecida como a capital ecológica do Brasil.
As áreas decobertura vegetal passaram de 18% para 26% nos últimos dez anos, e o índice de área verdeda cidade, 64,5 m² por pessoa, é um dos mais altos entre as capitais brasileiras.
Além disso, a capital paranaense é exemplo em soluções de urbanismo e tecnologia de transporte urbano.
4. Malmo (Suécia)
Malmo não é famosa apenas pelos inúmeros jardins e parques que se espalham pela cidade. O desenvolvimento urbano sustentável também é uma característica marcante. Apesar de ser uma das maiores cidades da Suécia, quase não há congestionamentos: são 425 km de ciclovias.
5. Vancouver (Canadá)
A cidade que em 2010 foi sede das Olimpíadas de Inverno adotou a sustentabilidade como lema e levou a ideia a sério: as medalhas entregues aos atletas foram feitas de restos de metal jogados fora. Mas não é só isso. O conceito de sustentabilidade está presente em Vancouver há bastante tempo – 90% da energia da cidade é produzida por meio de ondas, vento, painéis solares e hidrelétricas.
Postado por: Vitor Hugo Ferreira